Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]
Ir para conteúdo
Criar Novo...

"Mudanças nos mercados acontecem lentamente semanal 26/09 - 01/10"


Igor Pereira

Posts Recomendados

“ 
Com o mercado muito sobrevendido, um salto contra a tendência na próxima semana não será uma surpresa. 
No entanto, se o mercado não conseguir manter os 50-dma, o risco de uma correção mais substancial é provável. ”

Notavelmente, duas coisas essenciais ocorreram esta semana. O mercado recuperou seus 50-dma e acionou nosso  sinal de  “ compra ” de Fluxo de Dinheiro RIAPRO  . Ambos sugerem que os touros recuperaram o controle e poderemos ver algumas compras subsequentes na próxima semana.

SP500-Chart1-092421-1024x730.png?itok=73

Nas últimas semanas, de várias formas, discutimos nossa redução no risco por meio do rebalanceamento de ações, levantando caixa e estendendo nossa duração em nossa carteira de títulos. A saber:

“Com a volatilidade atualmente nos mínimos de sua faixa recente, 
 um aumento na volatilidade não seria surpreendente. 
Nos últimos 6 meses, as correções permaneceram limitadas à faixa de 50-dma, que atualmente é 3% menor do que os níveis de fechamento. 
 
Embora tal declínio esteja dentro das normas de uma correção em qualquer ano de mercado, os baixos níveis de volatilidade farão com que "pareça" pior do que é.

Com os fluxos de dinheiro continuando a enfraquecer
  e os indicadores técnicos sendo criados para produzir sinais de venda,  
reduzimos um pouco mais a exposição esta semana, aumentando o caixa e reduzindo nossas participações financeiras. “
  - 
 13 de agosto.

Com os mercados agora profundamente sobrevendidos no curto prazo, aplicamos parte de nosso caixa ao longo da semana para reequilibrar o portfólio em direção aos níveis de alocação normais.

Não esperamos uma grande quantidade de alta, dada a fraqueza contínua dos componentes internos do mercado, mas um novo teste das máximas anteriores não está fora de questão. Principalmente porque o Fed  “enfiou a linha na agulha”.

The Fed Threads The Needle On Taper

Há semanas, o Fed vem preparando o mercado para o  “taper talk”.  As ações caíram um pouco em antecipação ao anúncio, efetivamente  “precificando”  uma postura levemente hawkish. Jerome Powell não deixou de entregar durante sua coletiva de imprensa ao anunciar a redução do prazo sem cronograma.

  • Com respeito ao progresso em direção à redução gradual, Powell comentou:  “Em meu próprio pensamento, o teste está praticamente cumprido”.

  • “Acho que se a economia continuar a progredir amplamente de acordo com as expectativas e a situação geral for adequada para isso,  poderíamos facilmente avançar [com redução gradual] até a próxima reunião, ou não ...”

  • Mais uma vez, com relação a uma decisão para o taper de novembro,  “não preciso ver um bom relatório de empregos no mês que vem; Eu só preciso ver um relatório de emprego decente ”. Powell está sinalizando claramente que o Fed deve anunciar uma redução gradual em novembro, impedindo uma deterioração inesperada nas condições econômicas.

  • Powell comentou que pode ser apropriado concluir a redução gradual em meados de 2022.

  • Como esperado, Powell  deixou uma porta traseira aberta para o caso de o estreitamento não funcionar bem. “Se necessário, podemos acelerar ou desacelerar a conicidade”.

Como observamos em nosso Comentário Diário de Mercado ( inscreva-se para entrega pré-mercado ):

“ 
Fed fez um trabalho decente de telégrafo quando a redução deve começar (a maioria dos participantes do mercado acredita que o anúncio virá este ano), mas o mais importante é porque as reduções na compra de ativos provavelmente serão triviais 
 quando vistas no contexto de quão grandes são os mercados de renda fixa hoje, e quão esmagadora a demanda por renda se tornou. ” - Rick Rieder, CIO de Renda Fixa Global da BlackRock

Da perspectiva do mercado, uma redução de US $ 15 bilhões nas compras diz que o Fed não está removendo a  "tigela de ponche". No entanto, conforme mostrado na tabela abaixo, a redução se torna um problema em 2022.

tapering-nov-2011_4.jpg?itok=LvK2uMZ_

3 sinais do próximo mercado em baixa

Eu já avisei que, durante a  correção de 5% subsequente , isso “pareceria” muito pior do que era. No entanto, avaliando pelo número de e-mails perguntando sobre a “queda”, por que não estávamos vendendo muito no mercado e estávamos loucos por  “comprar”  as baixas recentes, é claro que o sentimento ficou extremamente negativo.

A pergunta que mais recebi foi: "Este é o início de um mercado em baixa?" 

A resposta é  “não”.

Atualmente, o sentimento de alta permanece alto, os fluxos de liquidez global são fortes e as recompras de ações estão em um recorde.

flows-peaking-1.jpg?itok=7ap3AfW-

Embora essas emissões sejam favoráveis ​​às ações atualmente, elas também dependem do aumento dos preços dos ativos.

Portanto, para os investidores, existem 3 sinais que sinalizarão a próxima queda do mercado ou a recessão se aproxima, exigindo uma postura de investimento mais defensiva.

1. Inversão da curva de rendimento (ainda não)

A curva de rendimento é um dos indicadores mais importantes para determinar quando se aproxima uma recessão e um mercado em baixa subsequente. O gráfico abaixo mostra a porcentagem de curvas de juros que se invertem em 10 combinações possíveis.

Yield-Curve-Invrsions-vs-SP500-081121_0.

No momento, como não há inversões, não há risco imediato de recessão ou  “mercado em baixa. “

Em termos históricos, desde o momento em que as curvas de rendimento começam a se inverter, o período até a próxima recessão é de aproximadamente 9 meses. No entanto, observe que as curvas de rendimento estão diminuindo, sugerindo que o crescimento econômico enfraquecerá. Se essa tendência continuar, outra  “inversão”  não seria uma surpresa.

Yield-Curve-10-3mo-092221.png?itok=brp70

Dado o forte histórico de previsão histórica de recessões, quando ocorrer a inversão subsequente, a mídia rapidamente descartará isso, assim como fez em 2019.

Isso não seria uma coisa sábia a se fazer.

2. Fed Taper (Coming)

A questão da  “redução gradual”  não é tanto sobre a redução real do Fed nas compras de títulos, mas sim sobre psicologia.

“A chave para navegar pela política de Quantitative Easing e Fed em geral é reconhecer que seu efeito no mercado de ações depende quase inteiramente da psicologia especulativa do investidor. 
 Enquanto os investidores se inclinam a especular, eles tratam o dinheiro a juros zero como um ativo inferior e perseguem qualquer ativo com rendimento acima de zero (ou um histórico anterior de retornos positivos). 
A avaliação não importa porque os investidores psicologicamente descartam a possibilidade de quedas de preços em primeiro lugar. ” 
 - John Hussman

Em outras palavras,  “QE”  é uma formação mental. Portanto, a única coisa que altera a eficácia da política monetária do Fed é a própria psicologia do investidor.  Conforme mostrado, há uma correlação muito alta entre a expansão do balanço do Fed e os aumentos dos preços dos ativos.

SP500-Fed-Balance-Sheet-Correlation-0923

Quer a correlação seja devida à liquidez movendo-se para ativos por meio de alavancagem ou apenas a  “psicologia”  do “ Fed Put”,  o resultado é o mesmo.

Portanto, também não deve ser surpreendente que, quando o Fed começa a  “diminuir”  suas compras de títulos, o mercado tende a testemunhar um aumento da volatilidade. As barras sombreadas em cinza no gráfico abaixo mostram quando o balanço patrimonial está plano ou se contraindo.

SP500-Fed-Balance-Contraction-Only-09232

Notavelmente, o período entre a  redução inicial dos ativos e uma correção do mercado  é quase imediato.

Até agora, o Fed está apenas FALANDO em diminuir. Novembro, no entanto, pode ser uma história diferente.

3. Aumentos nas taxas do Fed (ainda não)

O risco de uma correção do mercado aumenta ainda mais quando o Fed está reduzindo seu balanço patrimonial e aumentando a taxa de empréstimo overnight. Atualmente, não há expectativa de aumento das taxas até o final de 2022.

SP500-Fed-Balance-Contraction-Rate-Hikes

O que sabemos agora, depois de mais de uma década de experiência, é que quando o Fed começa a desacelerar ou drenar sua liquidez monetária, o relógio começa a contar para o próximo ciclo corretivo.

Assim que o Fed começa a aumentar as taxas de juros, as correções de mercado ocorrem rapidamente, geralmente em 2 a 4 trimestres. No entanto, as recessões e os mercados em baixa normalmente demoram mais e foram estendidos devido às intervenções em andamento. A história recente mudou o intervalo de tempo médio entre o primeiro aumento da taxa de juros e o início de uma recessão para algo entre 24 e 36 meses.

Os investidores têm vários indicadores primários a seguir para navegar pelo risco de mercado e pelos potenciais mercados baixistas. Embora atualmente não haja nenhuma indicação de recessão ou mercado em baixa, o Fed começando a  “afinar”  suas compras de ativos aumentará a volatilidade.

Assim que o Fed começar a aumentar as taxas ou as curvas de juros começarem a se inverter, o momento de se tornar muito mais defensivo se tornará evidente.

No entanto, tudo isso pode mudar rapidamente com a introdução de um evento exógeno.

Enquanto isso, continue investindo, mas não se deixe levar pela complacência.

As mudanças nos mercados sempre acontecem lentamente, depois de uma só vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.

Pesquisar em
  • Mais opções...
Encontrar resultados que...
Encontrar resultados em...

Write what you are looking for and press enter or click the search icon to begin your search