Igor Pereira Postado Setembro 29, 2021 Denunciar Share Postado Setembro 29, 2021 É um mau sinal que os consumidores americanos estejam mais otimistas com a economia em geral do que com suas próprias finanças. Isso porque discrepâncias semelhantes no passado muitas vezes pressagiavam uma recessão. Na verdade, houve apenas mais uma vez, desde 1970, em que os consumidores estavam mais pessimistas sobre suas perspectivas pessoais, em relação a suas visões da economia como um todo. Considere as últimas leituras da Pesquisa de opinião do consumidor (UMI) da Universidade de Michigan e do Índice de confiança do consumidor (CCI) do Conference Board. O primeiro é 43,5 pontos percentuais abaixo do último, como você pode ver no gráfico a seguir. Tive a ideia de focar na diferença entre esses dois índices com James Stack, editor do boletim informativo InvesTech Research. Ele aponta que a pesquisa da Universidade de Michigan enfatiza mais fortemente as atitudes dos consumidores em relação às suas circunstâncias pessoais imediatas, enquanto o índice do Conference Board reflete mais fortemente as atitudes dos consumidores em relação à economia em geral. Leituras negativas tão grandes, como é o caso atualmente, significam que os consumidores estão mais pessimistas pessoalmente do que sobre a economia em geral. (Divulgação completa: o boletim informativo de Stack não é um daqueles que pagam uma taxa fixa para minha empresa de auditoria para calcular seu histórico.) As diferenças entre essas duas medidas são mais do que apenas curiosidade ociosa, de acordo com Stack. “Historicamente, quando o diferencial nessas duas pesquisas atinge um nível extremamente negativo, muitas vezes precede uma recessão.” Você pode ver isso visualmente no gráfico, que mostra as datas das recessões no calendário mantido pelo National Bureau of Economic Research , o árbitro semi-oficial de quando as recessões começam e terminam nos EUA Para ver se nossos olhos podem estar nos enganando, testei a proposição de Stack estatisticamente. Especificamente, para cada mês, correlacionei a diferença entre as leituras dos índices UMI e CCI, por um lado, e a probabilidade de que a economia dos EUA entraria em recessão dentro de 12 meses, por outro. A correlação passou neste teste em padrões tradicionais de significância estatística: quanto mais o UMI estava abaixo do ICC, maior a probabilidade de uma recessão começar nos 12 meses subsequentes. Essa correlação histórica não garante que outra recessão começará nos próximos 12 meses, nem é preciso dizer. Mas eu o desafio a estudar o gráfico anexo e não se preocupar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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