Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]
Ir para conteúdo
Criar Novo...

À medida que os temores da inflação aumentam, os investidores migram para dicas


Igor Pereira

Posts Recomendados

Os temores de aumento dos preços geraram interesse em títulos do Tesouro protegidos contra a inflação como forma de proteção contra a inflação.

 

Uma abordagem popular para investir em TIPS tem sido por meio de fundos mútuos e fundos negociados em bolsa. Este ano, até 31 de agosto, cerca de US $ 47 bilhões foram injetados em ETFs e fundos de títulos abertos com proteção contra a inflação como tema, relata a Morningstar Inc.. Isso representa um aumento em relação aos US $ 8,3 bilhões em entradas líquidas durante o mesmo período em 2020. Isso empurrou o total de ativos líquidos dessa classe de fundos e ETFs para mais de US $ 266 bilhões.

 

O maior fundo neste setor é o Vanguard Short-Term Inflation-Protected Securities ETF (VTIP). Ela teve ingressos líquidos de quase US $ 12 bilhões desde 1º de janeiro, aumentando seus ativos sob gestão para cerca de US $ 54 bilhões.

 

Os dados econômicos dos EUA estão piscando sinais de alerta sobre o que está por vir. O presidente do Conselho do Federal Reserve, Jerome Powell, bem como muitos economistas e estrategistas de investimento, dizem esperar que a inflação persista até 2022 devido a uma confluência de fatores. Isso inclui: cadeia de suprimentos e escassez de mão de obra; o aumento dos preços de energia, alimentos e habitação; e um boom na demanda do consumidor. Em agosto, o índice de preços ao consumidor, ou IPC - uma medida do consumo pessoal - subiu 5,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso marcou o maior nível de inflação em 13 anos.

 

Os meandros

Por causa de suas proteções embutidas contra a inflação, os TIPS são recomendados por alguns especialistas como acessórios em carteiras de renda fixa. Todd Rosenbluth, chefe de ETF e pesquisa de fundos mútuos do CFRA, sugere que eles podem até ser um substituto para os Tesouros tradicionais. O valor do principal de cada título é indexado ao IPC e, portanto, aumenta à mesma taxa da inflação, embora a taxa de juros a pagar permaneça a mesma. 

 

Aqui está um exemplo de como o TIPS funciona. Se você comprou um título com valor de face de $ 1.000 e o IPC subiu 1% nos próximos seis meses, o valor do principal do título aumentaria $ 10. E como os pagamentos de juros são baseados no principal, os pagamentos de juros também aumentariam. No vencimento, além dos pagamentos de juros já recebidos, o titular recebe o valor de face do título ou o valor atualizado do principal, o que for maior. TIPS vem em vencimentos de cinco, 10 e 30 anos. Como os Tesouros tradicionais, eles contam com o respaldo do governo dos Estados Unidos e pagam juros semestralmente.

 

Mas as DICAS trazem riscos. Ellis Phifer, diretor-gerente de pesquisa de renda fixa da Raymond James, diz que o TIPS costuma apresentar desempenho inferior ao dos títulos do Tesouro, “especialmente em tempos de deflação”. Embora a deflação seja rara, se acontecer, à medida que os preços caem, o valor do principal também cairá à medida que se move em linha com o índice. Assim, os investidores correm o risco de pagamentos de juros mais baixos e perda de principal se tiverem que vender antes do vencimento; a perda do principal no vencimento também é um risco para os investidores que compraram o título com um prêmio.

 

Outro risco que os detentores de TIPS enfrentam é que, durante períodos de inflação, as taxas de juros dos títulos do Tesouro tradicionais e outros títulos podem oferecer rendimentos mais elevados do que o que o TIPS e seus cupons fixos oferecem. Com a compra e venda de títulos do Tesouro tradicionais, diz Brian Therien, analista sênior de renda fixa da Edward Jones, “as expectativas de inflação estão embutidas em seus preços”.

 

Ao avaliar se devem comprar o TIPS ou os tradicionais títulos do Tesouro dos EUA, Therien sugere que os investidores olhem para uma referência-chave: a taxa de inflação de equilíbrio publicada pelo St. Louis Federal Reserve Bank. Essa taxa reflete uma medida de inflação esperada com base no mercado. Por exemplo, a taxa de inflação de equilíbrio para títulos do Tesouro de 10 anos em 27 de setembro foi de 2,40%. Se um investidor sentir que a inflação será superior a 2,40% nos próximos 10 anos, então o TIPS de 10 anos seria considerado uma compra melhor do que o Tesouro dos EUA padrão de 10 anos.

 

“Lembre-se também de que você deve pagar imposto de renda sobre quaisquer aumentos do valor nominal desses investimentos até o vencimento do seu TIPS”, disse Therien. “Você pode administrar isso mantendo-os em contas de aposentadoria com vantagens fiscais.”

 

Dinâmica de fundos 

Os fundos e ETFs que mantêm TIPS tendem a se concentrar em durações diferentes. Alguns, como o Schwab US TIPS ETF (SCHP), são fundos passivos com horizontes de curto prazo voltados para investidores que apostam que a inflação vai subir. O fundo de US $ 20 bilhões acompanha o Bloomberg Barclays US Treasury-Linked Bond Index (Série L), e seus TIPS têm pelo menos um ano restante até o vencimento e são classificados como grau de investimento. Seu rendimento de 12 meses encerrado em 31 de agosto de 2021 é de 3,01%. Para investidores com visão de longo prazo sobre a inflação, existem fundos como o Pimco 15+ Year US TIPS ETF (LTPZ), de US $ 835 milhões , que acompanha um índice de TIPS com vencimento de pelo menos 15 anos. Seu rendimento de 12 meses encerrado em 31 de agosto de 2021 é de 3,08%.

 

Os investidores devem observar o índice de despesas de cada fundo para determinar os retornos após as taxas de administração. Além disso, a Sra. Wright-Casparius diz, olhe para o conteúdo da carteira do fundo para que você possa avaliar o risco do investimento. Além de títulos protegidos contra a inflação, ela diz: “Alguns fundos possuem títulos lastreados em hipotecas, títulos globais indexados à inflação, commodities e amplos mandatos que variam ao longo do tempo”.

 

Os dados da Morningstar indicam os três principais fundos de títulos protegidos contra a inflação oferecidos a investidores individuais em termos de retornos totais no ano até 31 de agosto de 2021. Todos têm mais de 50% de sua carteira investida em TIPS. Eles são:

 

Eaton Vance Short Duration Inflation-Protected Income Fund  (EARRX) Este fundo aberto de $ 360 milhões investe pelo menos 80% de seus ativos em TIPS com um vencimento de até 3,5 anos. Retorno acumulado no ano: 5,82%. Relação de despesas: 0,90%. Rendimento de dividendos de 12 meses: 2,75%.

 

Wells Fargo Real Return Fund  (IPBJX) O fundo aberto de US $ 60 milhões investe 80% em títulos de dívida, 65% dos quais são TIPS, 20% em ações. Retorno acumulado no ano: 5,46%. Relação de despesas: 0,40%. Rendimento de dividendos de 12 meses: 3,68%.

 

American Century Short Duration Inflation  (APOGX) Pelo menos 80% dos US $ 2,8 bilhões em ativos do fundo aberto são investidos em TIPS. Pode investir 20% de seus ativos em títulos dominados em moedas estrangeiras. Retorno acumulado no ano: 5,35%. Proporção de despesas: 0,01%. Rendimento de dividendos de 12 meses: 1,37%.

 

Esses são os três principais ETFs protegidos contra a inflação que tiveram os maiores retornos no acumulado do ano até 24 de setembro, de acordo com uma análise do CFRA.

 

FlexShares iBoxx 3 anos Target Duration TIPS Index Fund (TDTT) Este fundo de $ 1,4 bilhão investe 80% em títulos que estão no iBoxx 3-year Target Duration TIPS Index. Retorno acumulado no ano: 4,17%. Relação de despesas: 0,18%. Rendimento de dividendos de 12 meses: 3,21%.

 

iShares 0-5 anos TIPS Bond ETF (STIP) O fundo de $ 6,7 bilhões investe em TIPS com vencimento em menos de cinco anos. Geralmente, investe 90% de seus ativos no índice Bloomberg Barclays US Treasury TIPS 0-5. Retorno acumulado no ano: 4,15%. Relação de despesas: 0,05%. Rendimento de dividendos de 12 meses: 3,19%.

 

Pimco 1-5 anos US TIPS Index ETF (STPZ) O fundo de US $ 1,1 bilhão busca fornecer um retorno total do ICE BoA 1-5 anos US Inflation-Linked Treasury Index que acompanha o TIPS com vencimentos que variam de um a cinco anos. Retorno acumulado no ano: 4,14%. Relação de despesas: 0,20%. Rendimento de dividendos de 12 meses: 2,9%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.

Pesquisar em
  • Mais opções...
Encontrar resultados que...
Encontrar resultados em...

Write what you are looking for and press enter or click the search icon to begin your search