Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]
Ir para conteúdo
Criar Novo...

Mas alguns investidores temem que o Fed possa estar atrás da curva


Igor Pereira

Posts Recomendados

O Federal Reserve dificilmente está atrapalhando um mercado de ações cada vez mais rico, mantendo uma política monetária frouxa mesmo com o anúncio de 3 de novembro de que começará a desacelerar seu programa de flexibilização quantitativa este ano. O presidente do Fed, Jerome Powell, disse que o banco central pode ser " paciente, mas não hesitará " em aumentar as taxas de juros caso a inflação já elevada se acelere.
 
Mas alguns investidores temem que o Fed possa estar atrás da curva.
 
“A economia continua a crescer e as ações estão adorando a política monetária muito fácil”, escreveu Paul Nolte, gerente de portfólio da Kingsview Investment Management, em nota de 1º de novembro. “O impulso adicional de um projeto de lei de infraestrutura do governo só adicionará isca seca a um incêndio que já está quente.”
 
O Fed não quer perturbar os mercados financeiros, algo que décadas atrás estava implícito, mas agora é "explícito", disse Nolte ao MarketWatch por telefone na sexta-feira. O banco central continua a “colocar dinheiro no sistema” em um momento de valorizações “muito altas” das ações.
 
O mercado de ações ficou muito à frente dos lucros corporativos, na opinião de Nolte. Embora "as avaliações sejam uma péssima ferramenta de momento", uma política monetária mais rígida pode se tornar um catalisador para a redução dos preços das ações, disse Nolte, que acredita que o Fed deve começar a aumentar as taxas neste momento.
 
“Você nunca teve uma política econômica tão fácil durante um boom econômico”, disse ele.
 
O Fed manteve sua taxa básica de juros perto de zero na recuperação econômica da pandemia.
 
Antes da pandemia, o banco central tentou um aperto quantitativo no quarto trimestre de 2018 e anunciou um aumento da taxa de juros em dezembro daquele ano - mas os movimentos não funcionaram bem no mercado de ações , lembra Nolte. Foi só depois do Natal que o presidente Powell "reverteu um pouco", ajudando a alimentar uma alta depois que as ações caíram.
 
O S&P 500 caiu cerca de 14% durante o quarto trimestre de 2018, trazendo o índice para baixo de 6% no ano, de acordo com dados da FactSet. O índice então disparou para trás 29% em 2019, subiu 16% em 2020 e disparou 25% este ano até 5 de novembro.
 
“Com o S&P 500 continuando sua marcha para novas máximas quase todos os dias, está claro que os mercados estão precificando muitas surpresas positivas para 2022”, escreveu Nicholas Colas, co-fundador da DataTrek Research, em uma nota enviada por e-mail em 2 de novembro. “O que torna o ambiente atual traiçoeiro é que as ações estão reprecificando os fundamentos mais elevados não apenas em 2021, mas também em 2019 e 2020”.
 
As chances de o S&P 500 retornar mais de 15% por três anos consecutivos são baixas, de apenas 10%, de acordo com DataTrek. “Conseguir aquele 4º ano + 15% no S&P 500 é raro”, escreveu Colas.
 
Desde 1928, o S&P 500 retornou 15% por três ou mais anos consecutivos apenas quatro vezes, disse ele, ligando esses períodos a narrativas de mercado “abrangentes” como gastos em tempo de guerra, inovação tecnológica e recuperação pós-crise.
 
Colas apontou para o período de quatro anos de 1942 a 1945 durante a Segunda Guerra Mundial; os quatro anos de 1949 a 1952 em meio ao boom econômico do pós-guerra e à Guerra da Coréia; a bolha das pontocom nos cinco anos de 1995 a 1999; e o período de três anos de 2012 a 2014 que se seguiu à crise financeira global e à crise da dívida grega.
 
"Esteja você otimista ou pessimista nas grandes capitalizações americanas no momento, não há dúvidas sobre o que os mercados estão dizendo ao atingirem novas máximas após novas máximas: 2022 será outro ano de surpresas positivas", escreveu ele na nota. 
 
Enquanto isso, alguns investidores esperam uma forte temporada de férias.
 
“Nosso rastreador de vendas de fim de ano em tempo real continua a mostrar que os consumidores estão comprando em um ritmo semelhante ao de 2020, mas acima de 2019”, disseram economistas do BofA Global Research em um relatório de 4 de novembro.
 
“Já fiz a maior parte das minhas compras de Natal”, por causa das preocupações com as restrições da cadeia de suprimentos, Victoria Fernandez, estrategista-chefe de mercado da Crossmark Global Investments, disse em uma entrevista por telefone. “Historicamente, é um forte efeito sazonal”, disse ela sobre os gastos do feriado no quarto trimestre. “Acho que vocês verão que a demanda do consumidor continuará crescendo neste trimestre, e isso apoiará a economia.”
 
Nos dados econômicos dos EUA na próxima semana, os investidores verão os dados mais recentes sobre a inflação do índice de preços ao consumidor, bem como um indicador do sentimento do consumidor.
 
Nesse ínterim, “as ações ficaram um pouco à frente dos lucros”, advertiu Fernandez. “Não estamos de forma alguma dizendo que não há nada com que se preocupar, vá all-in, e será uma viagem divertida até meados do próximo ano.”
 
Em um mundo de taxas de juros baixas e inflação elevada, os investidores têm se voltado para as ações em busca de retorno, de acordo com Fernandez.
 
Ren, da Penn Mutual Asset Management, diz que muitas pessoas estão buscando retornos no mercado de ações por medo de perder e preservar seu poder de compra.
 
“Não há nada mais, exceto o mercado de ações neste momento,” disse Ren. A menos que o Fed tenha que aumentar as taxas para domar a inflação, “acho que vamos ficar neste mundo de alta valorização por muito tempo”.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.

Pesquisar em
  • Mais opções...
Encontrar resultados que...
Encontrar resultados em...

Write what you are looking for and press enter or click the search icon to begin your search