Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]
Ir para conteúdo
Criar Novo...

A demanda de investimento em ouro deve estar subindo com uma inflação severa


Igor Pereira

Posts Recomendados

A demanda de investimento em ouro deve estar subindo com uma inflação severa, catapultando o ouro muito mais alto. No entanto, recentemente, tem defasado os níveis gerais de preços em rápida ascensão, confundindo os investidores contrariados. Mas a história argumenta que essa anomalia não vai durar, que eventualmente uma grande inflação vai estimular o ouro. O terrível aumento da inflação de hoje alimentado pela impressão extrema de dinheiro do Fed é o primeiro desde a década de 1970, quando o ouro disparou por múltiplos.

 

O indicador de inflação mais seguido dos EUA é o Índice de Preços ao Consumidor. Embora seus componentes e metodologias de cálculo tenham sido alterados inúmeras vezes, a história do CPI se estende por mais de um século até 1913! Durante toda uma década, antes de abril de 2021, o IPC mensal teve ganhos modestos de 1,7% em relação ao ano anterior. Esse longo período não viu uma única impressão de 4%, mesmo com interrupções de bloqueio de pandemia.

 

Mas algo mudou em abril de 2021, quando o IPC acelerou repentinamente 4,2% yoY. Isso provou ser a leitura mais quente desde setembro de 2008, emergindo do brutal pânico das ações daquele ano. O próprio Fed culpou a inflação crescente nas interrupções da cadeia de suprimentos. A declaração de política monetária do Comitê Federal de Mercado Aberto divulgada no final do mês argumentou que "a inflação aumentou, refletindo em grande parte fatores transitórios".

 

Essa demissão "transitória" do rápido aumento dos preços gerais foi a palavra de ordem do ano passado. Era um mantra repetido de altos funcionários do Fed, altos funcionários do governo e economistas de Wall Street sempre que a inflação era discutida. Mas todos estavam errados, pois a inflação do CPI continuava subindo incansavelmente. Respondendo a uma pergunta em uma audiência no Senado em novembro, o próprio presidente do Fed admitiu :"Provavelmente é um bom momento para retirar essa palavra".

 

Nos 13 meses de IPC relatados desde abril de 2021, a inflação principal tem ganhos médios de 6,4%-YoY! Isso provou ser uma inflexão inflexionária, quase quadruplicando a média dos 120 meses anteriores. Atingindo o status de super-pico da inflação, a recente marca de água alta do IPC até agora é o chocante aumento de 8,5%-YoY de março de 2022! Isso provou ser a leitura mais quente da CPI desde dezembro de 1981, uma terrível alta de 40,3 anos!

 

No entanto, as mesmas pessoas que alegaram que essa inflação furiosa foi transitória durante a maior parte do ano passado, agora a descartam como impulsionada pela cadeia de suprimentos. Mas durante os últimos três trimestres de 2020, quando os bloqueios pandêmicos e suas severas interrupções econômicas atingiram o pico, o IPC teve ganhos médios de apenas 0,9% -YoY. Lembra-se da escassez generalizada e das prateleiras vazias, então? Mesmo a enorme demanda do governo não atiçou a inflação.

 

Embora a demanda artificialmente elevada e os suprimentos limitados possam certamente forçar a elevação dos preços específicos, esses picos são temporários. Os preços da madeira subiram cerca de 6,4x de abril de 2020 a maio de 2021 por esses mesmos fatores. No entanto, uma vez que esses passaram, a madeira foi craterada por quase 3/4 e permanece de volta perto dos níveis relativamente baixos de julho a 2020. Culpar a inflação nas cadeias de suprimentos é um arenque vermelho para mascarar a culpa do Fed nisso!

 

O lendário economista americano Milton Friedman resumiu perfeitamente a inflação em sua famosa citação de 1963. Ele alertou que "a inflação é sempre e em todos os lugares um fenômeno monetário". A inflação geral dos preços resulta apenas de bancos centrais que aumentam os suprimentos de dinheiro fiduciário muito mais rápido do que suas economias subjacentes. Muito mais dólares perseguem e competem por bens e serviços em crescimento muito mais lentos, inexoravelmente licitando seus preços.

 

O próprio Fed gerou o super-pico da inflação de hoje com impressão extrema de dinheiro. As autoridades do Fed entraram em pânico durante o brutal pânico das ações de bloqueio de pandemia em março de 2020, quando o S&P 500 despencou 33,9% em pouco mais de um mês! Eles temiam uma depressão induzida pelo efeito negativo da riqueza, então eles correram para inundar a economia dos EUA com um dilúvio épico de novos dólares conjurados do nada em uma escala radicalmente sem precedentes.

 

Entre o final de fevereiro de 2020 e meados de abril de 2022, o Fed expandiu seu balanço em 115,6% ou US$ 4.807 bilhões em apenas 25,5 meses! Uma vez que isso é efetivamente a base monetária subjacente a toda a oferta de dólar dos EUA, redlining essas prensas de impressão monetária mais do que dobrou em apenas alguns anos! De repente, muito mais dólares foram injetados no sistema, barateando seu valor em relação a bens e serviços.

 

O extremo excesso monetário do Fed gerou diretamente e alimentou o super-aumento da inflação de hoje. Assim, continuará a se espalhar até que a maioria dessas injeções monetárias colossais do QE4 sejam drenadas de volta através da venda de títulos QT2. Isso está apenas começando aqui em junho, em US $ 47,5 bilhões por mês por um trimestre antes de dobrar para sua velocidade terminal de US $ 95 bilhões mensais em setembro. Mesmo nesse ritmo , um mero meio-desenrolar levaria 25 meses!

 

É muito tempo para a inflação se alastrar, e a demanda de investimento do ouro e os preços subirem para refletir a terrível degradação cambial do Fed. E qt2 realmente correndo para a conclusão é duvidoso. O Fed cedeu prematuramente no QT1 depois que quase martelou os mercados de ações dos EUA em um novo urso em dezembro de 2018. QT1 apenas desembrulhou 22,8% de QE1, QE2 e QE3, então pelo menos o QE4 semi-invertido seria uma ordem alta.

 

Quanto mais profundo o S&P 500 for forçado a entrar em território de urso severo pelo QT2 e o agressivo ciclo de elevação da taxa do Fed, maiores são as chances de os funcionários do Fed se dobrarem mais cedo. Um grande urso de ações desencadearia uma grave recessão se não uma depressão, deixando o Fed universalmente vilipendiado como sua causa. A intensa pressão política resultante ameaçaria a preciosa independência do Fed, forçando seus funcionários a capitular.

 

Assim, a grande maioria dos épicos US $ 5.016 bilhões do crescimento total qe4 de oferta de dinheiro qe4 provavelmente permanecerá, continuando a oferecer níveis gerais de preços mais altos nos próximos anos. Quanto mais alta a inflação irritar os investidores, mais eles voltarão ao ouro. Ao contrário do dinheiro fiduciário, o crescimento global da oferta de ouro é duramente limitado pelas restrições de mineração. Independentemente dos preços predominantes do ouro, geralmente leva mais de uma década para desenvolver depósitos de ouro em minas.

 

Assim, a oferta global de ouro acima do solo só cresce na ordem de 1% ao ano, o que é ofuscado por taxas de crescimento da oferta de dinheiro ordens de magnitude maior. Isso deixa relativamente mais dinheiro disponível para oferecer os preços em ouro relativamente muito menos. Assim, o Fed efetivamente mais do que dobrar a oferta de dólares americanos em apenas alguns anos é extremamente otimista para o ouro, o que eventualmente refletirá esse excesso monetário.

 

Mas como esse inevitável reajuste do preço do ouro ainda não chegou, o metal amarelo continua sendo uma grande oportunidade de compra para investidores contrariados. O ouro está realmente atrasando este primeiro super-pico de inflação desde a década de 1970, como evidente neste gráfico. Ele sobrepõe os preços reais do ouro ajustados pela inflação nas mudanças anuais do IPC nos últimos cinco anos ou mais. O ouro ainda não respondeu significativamente a este monstro inflacionário desencadeado pelo Fed.

 

image.png

 

Ridiculamente, o ouro tem principalmente o chão de lado no equilíbrio durante este último super-pico de inflação. Enquanto abril de 2021 era aquela impressão inicial do IPC 4%,tecnicamente a inflação começou a subir bem mais cedo após uma manchete super baixa +0,1%-YoY lida em maio de 2020. Durante esses bloqueios de pandemia iniciais, os níveis gerais de preços se nivelaram com a demanda fraca, apesar dos graves rosnados da cadeia de suprimentos. Então esse é o cocho deste ciclo de inflação.

 

Nos 23 meses desde então, o IPC subiu 70,0x para a leitura +8,3%-YoY de abril de 2022! Enquanto eu estiver escrevendo este ensaio um dia antes do hiper-antecipado relatório da CPI de maio, ele será publicado no momento em que você ler isso. Mais uma vez este super-pico de inflação maciça é diferente de qualquer coisa testemunhada desde a década de 1970, com aquele pico +8,5%-YoY março-2022 sendo o mais quente iPC impresso desde dezembro de 1981 totalmente 40,3 anos antes!

 

No entanto, em termos mensais de preço médio-ouro daquele IPC no mês até o último mês do relatório do CPI, o ouro apenas conseguiu um pequeno ganho de 12,6%. Isso é patético dado este cenário monetário louco, esmagando a confiança dos investidores no histórico status de hedge da inflação do ouro. A demanda de investimento em ouro é fortemente impulsionada pelo impulso, e o metal amarelo tem faltado muita energia cinética de cabeça durante a maior parte dos últimos dois anos.

 

Isso é parcialmente porque o ouro disparou para níveis extremamente sobrecomprados em agosto de 2020, após o pânico das ações de bloqueio pandemia. O ouro subiu 40,0% em termos nominais para US $ 2.062 em uma bolha de 4,6 meses! A demanda colossal de investimento para perseguir esses grandes ganhos esticou o ouro até 1.260x sua média móvel de 200 dias. Essa alta recorde de ouro renderizada em dólares de hoje inflada pelo CPI de abril-2022 é de US $ 2.293.

 

Esse poderoso upleg ampliou o touro secular do ouro para ganhos nominais de 96,2% em 4,6 anos. Mas os touros são uma série alternada de grandes uplegs seguidos de grandes correções, dando dois passos para a frente antes de deslizar um passo para trás. Com a compra de especuladores e investidores esgotada por esse pico quase parabólico, o ouro teve que corrigir para reequilibrar o sentimento. Isso deixou o ouro profundamente fora de favor com os investidores à medida que a inflação começou a subir.

 

No entanto, o sentimento do mercado de touros age como um pêndulo gigante, perpetuamente balançando para frente e para trás de ganância e medo extremos. Mais cedo ou mais tarde, algumas notícias catalíticas inflamarão grandes compras de futuros de ouro, forçando rapidamente os preços do ouro a subirem drasticamente. Isso colocará o metal amarelo de volta nos radares dos investidores, que começarão a voltar a perseguir esses ganhos acelerando-os. Em seguida, preços mais altos alimentarão a crescente demanda em um forte círculo virtuoso.

 

Este terrível cenário geral de preços do primeiro super-aumento da inflação desde a década de 1970 sobrecarregará a demanda de investimento em ouro. Quanto mais tempo os Fed se esgotarem na drenagem da maior parte do vasto dinheiro QE4, mais altos os níveis de inflação se alastrem. Os investidores voltarão cada vez mais ao ouro à medida que se preocupam com a inflação esmagando os lucros das empresas e batendo os mercados de ações para baixo. Isso se tornará auto-alimentação.

 

Embora as metas de preço não sejam importantes, o ouro deve pelo menos dobrar antes que este último super-pico de inflação desabre seu fantasma! O ouro teve uma média de US$ 1.719 naquele IPC de maio a 2020, então uma duplicação acabaria por carregá-lo perto de US$ 3.450. Tais alturas provavelmente seriam fugazes, clímax de outro pico parabólico em grande impulso positivo alimentando a ganância extrema. Isso é uma droga para todos os compradores disponíveis esgotando seu poder de fogo capital.

 

Um super-pico de inflação dobrando o ouro soa como um estiramento com seus preços médios mensais apenas marcando um oitavo desses ganhos até agora. Mas os exemplos impressionantes de desempenho do ouro durante os super-picos de inflação do casal anterior na década de 1970 revelam que é conservador. Este próximo gráfico sobrepõe os preços reais do ouro inflados por abril-2022-CPI sobre as mudanças ano a ano do CPI durante essa década.

 

image.png

 

Uma vez que os investidores realmente começam a temer uma inflação séria e duvidar da determinação do Fed de combatê-la suficientemente, a demanda de investimento em ouro sobe. O primeiro super-pico de inflação dos anos 1970 nasceu em um CPI de junho a 1972, com alta de 2,7%. Nos 30 meses seguintes, em dezembro de 1974, o principal indicador de inflação continuou a subir no saldo para um pico de +12,3%-YoY. Os preços médios mensais do ouro subiram 196,6% nesse período!

 

Você leu certo, o ouro quase triplicou na primeira super-alta da inflação depois que o dólar americano foi cortado do padrão-ouro em agosto de 1971. Isso foi em parte porque o rápido aumento dos preços gerais derrubou o S&P 500 em 37,9% em termos médios mensais durante esse período! Com a inflação furiosa forçando os ganhos corporativos e os preços das ações mais baixos, os investidores se juntaram ao ouro alimentando a compra de auto-alimentação impulsionada pelo impulso.

 

O ouro mostrou-se altamente correlacionado com as tendências de inflação do IPC durante essa década, caindo entre seu par de super-picos de inflação. O segundo mostrou-se muito maior, inflamando-se em um IPC +4,9%-YoY em novembro de 1976, em seguida, correndo 40 meses para um yoY esmagador de almas +14,8% em março de 1980. Esses preços nominais mensais médios do ouro dispararam 322,4% durante esse período, literalmente mais do que quadruplicando nele!

 

Assim, a duplicação do ouro neste super-pico de inflação atual parece conservadora em comparação com o precedente histórico. Novamente, a alta inflação de hoje provavelmente apoderá-se enquanto a maioria da insana injeção monetária QE4 do Fed permanecer no sistema. Mesmo que o FOMC possa suportar o urso de ações sério do QT2 e a grave recessão, levará alguns anos a toda velocidade para apenas desenrolar metade dessa oferta de 5.016 bilhões de dólares.

 

É muito tempo para a alta inflação devastar os lucros das empresas e esmagar os preços das ações mais baixos, motivando os investidores a diversificar prudentemente suas carteiras pesadas com ouro contra-movimento. E mesmo que o IPC de hoje já tenha visto seu pico ano a ano em relação a 8,5% de março de 2022, isso não afeta as perspectivas de alta do ouro. Esta atual iteração do CPI é fortemente manipulada e fraca em comparação com a versão dos anos 1970.

 

A inflação do mundo real já está crescendo muito mais quente do que este CPI de manchete politicamente carregado indica, como todos os americanos que dirigem empresas e famílias sabem. Economistas contrariados que estudaram como o IPC é computado ao longo de décadas estimaram que a inflação atual sob a metodologia dos anos 1970 seria sobre o dobro dos níveis atuais de CPI. Suas próprias experiências com o aumento dos preços provavelmente corroboram isso.

 

Minha própria família não teve grandes mudanças na vida no último ano. Moramos na mesma casa, comemos principalmente os mesmos alimentos, fazemos quantidades semelhantes de condução, e desfrutamos do mesmo estilo de vida que temos há anos. No entanto, minha esposa e eu estimamos que nossas despesas de vida são cerca de 25% maiores este ano do que no ano passado! Ouço relatos semelhantes de amigos e assinantes de newsletter. Todos desejamos que os preços gerais só tenham 8% de dólar, a realidade é muito pior.

 

O governo cronicamente subnotifica a inflação do mundo real por razões políticas. A inflação mais alta irrita os eleitores, colocando em risco políticos candidatos ao partido governante como evidentes em seus índices de aprovação. Também força as taxas de juros mais altas, sobrecarregando o governo dos EUA altamente endividado com pagamentos de juros crescentes. Os déficits de balonismo resultantes pioram mais em pagamentos de direitos maiores após ajustes de custo de vida.

 

Mas tentar minimizar a inflação relatada não muda a realidade que os americanos enfrentam. Um terço da CPI é dedicada às despesas de abrigo, possuindo casas e alugando. O Bureau of Labor Statistics responsável pela CPI usa uma ficção chamada aluguel equivalente dos proprietários para subnotificar despesas com abrigos. Essa é uma pesquisa fantasiosa pedindo aos proprietários que adivinhem quanto eles esperariam pagar em aluguel por uma casa de qualidade semelhante.

 

O último IPC de abril de 2022 informou que os custos com abrigos aumentaram apenas 5,1% yoY. No entanto, várias medidas reais do mercado e índices de preços de casas e aluguel em todo o país estão mostrando aumentos que variam de 12% a 20%.. Se os custos do abrigo sozinhos fossem relatados honestamente no IPC de hoje perto de até 16% YoY, sua leitura de manchete aumentaria acima de 12%! Isso já está perto dos altos níveis de meados da década de 1970, e há muitos outros ilusionismos.

 

Portanto, não há dúvida de que o super-pico da inflação de hoje já é comparável aos dos anos 70! Eventualmente, os preços do ouro têm que responder a muito mais dólares americanos existentes agora graças à impressão extrema de dinheiro do Fed. Após as campanhas anteriores de QE1, QE2 e QE3 do Fed, os preços do ouro predominantes permanentemente se ajustaram muito mais alto para refletir muito mais dinheiro circulando no sistema.

 

A campanha completa do QE4 mostrou-se muito maior e mais rápida, totalizando US$ 5.016 bilhões em 2,5 anos em comparação com o total coletivo de US$ 3.625 bilhões das campanhas anteriores em 6,7 anos. Novamente QT1 só desembrulhou menos de um quarto desse QE1, QE2 e QE3 impressão de dinheiro. Há pouca razão para esperar que o QT2 se mostre mais bem sucedido, pois vai massacrar esses mercados de ações norte-americanos com valor de bolha qE4, fomentando uma grave recessão.

 

O mais profundo aperto agressivo do Fed esmaga os mercados de ações dos EUA em território de urso, mais a demanda de investimento em ouro aumentará. Quanto mais alto o preço do ouro, mais investidores voltarão a correr para perseguir o ímpeto positivo do metal amarelo. Então, ver os preços do ouro dobrarem durante este primeiro super-aumento da inflação desde a década de 1970 não parece muito difícil. Isso acabará por estimular uma grande demanda de investimento em ouro.

 

O décimo terceiro ciclo de elevação da taxa do Fed desta era monetária moderna desde 1971 que acompanha o QT2 também não é uma ameaça ao ouro. Durante os períodos exatos de todas as dezenas de ciclos anteriores de elevação da taxa do Fed, o ouro teve ganhos impressionantes de 29,2%! Meu fio de pesquisa de ciclos de aumento de taxa de ouro de anos está sendo cada vez mais notado. No início desta semana, fiz uma entrevista em vídeo de meia hora sobre esse assunto com a Palisades Gold Radio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.

Pesquisar em
  • Mais opções...
Encontrar resultados que...
Encontrar resultados em...

Write what you are looking for and press enter or click the search icon to begin your search