Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]
Ir para conteúdo
Criar Novo...

Quando esse pânico atingir e o dólar não for mais considerado confiável


Igor Pereira

Posts Recomendados

O mundo mudou radicalmente nos últimos anos. Tivemos a pior pandemia desde 1918 e a terceira pior da história mundial. Tivemos um colapso global da cadeia de suprimentos. A inflação tem sido a pior desde o início da década de 1980, apesar do fato de que ela caiu desde o pico em junho passado.

 

Enquanto isso, a Europa vive sua pior guerra desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Essa guerra cinética na Ucrânia foi acompanhada por uma guerra financeira e econômica entre os EUA, o Reino Unido, a UE e a Rússia que envolve sanções financeiras extremas, incluindo a apreensão das reservas do banco central da 11ª maior economia do mundo.

Essa guerra financeira e as sanções que a acompanharam interromperam as cadeias de suprimentos, além das interrupções que já estavam presentes. Eles ainda persistem.

E a segunda maior economia do mundo, a China, trancou 50 milhões de pessoas em Xangai e Pequim por meses em um esforço desesperançoso e equivocado para suprimir a COVID. (A China finalmente pareceu aprender que o vírus vai para onde quer). Enquanto isso, as tensões no Estreito de Taiwan são altas, com muita conversa sobre uma potencial invasão chinesa ou bloqueio de Taiwan. A lista continua.

Se o ouro é o último porto seguro para os investidores e o mundo tem sido perigosamente inseguro, então o preço do ouro deve ter disparado, certo?

Não é o caso. Hoje, o ouro é de cerca de US $ 2.030 por onça, depois de ganhar mais de US $ 200 no último mês (esse preço flutua diariamente e intraday). Isso ainda é menor do que a alta histórica de US $ 2.069 de 6 de agosto de 2020.

A conclusão é que o ouro está mais baixo hoje do que há três anos. Houve alguns derramamentos e emoções ao longo do caminho, incluindo dois picos acima de US $ 2.000 e vários esmagamentos na faixa de US $ 1.680, mas sempre seguidos por uma reversão para uma tendência central persistente que não se moveu muito.

Então, estamos de volta à pergunta original. Com a inflação, a escassez e a guerra ao redor, por que o ouro não está passando de US $ 3.000 por onça e chegando a US $ 4.000, US $ 5.000 e além?

As condições de oferta/demanda favorecem preços mais altos do ouro. A produção global de ouro manteve-se bastante constante nos últimos sete anos. Durante o mesmo período de sete anos, durante um período em que a produção global ficou estável, os bancos centrais aumentaram suas participações oficiais em mais de 6%.

A China adicionou mais de 1.400 toneladas métricas nos últimos treze anos (esse é o número oficial; extraoficialmente eles provavelmente possuem muito mais). A Rússia adquiriu mais de 1.500 toneladas métricas no mesmo período.

Outros grandes compradores incluíram Polônia, Turquia, Irã, Cazaquistão, Japão, Vietnã e México. Os bancos centrais do Grupo Visegard (República Checa, Hungria, Polónia e Eslováquia) também compraram ouro.

O curioso é que os investidores individuais nos EUA ainda parecem indiferentes ao ouro como ativo monetário. Em teoria, os bancos centrais são os mais bem informados sobre a condição real do sistema monetário global. Se os bancos centrais estão comprando todo o ouro que podem com moeda forte (dólares ou euros), não está claro o que os investidores de varejo estão esperando.

Naturalmente, as participações do banco central são apenas cerca de 17,5% do total de ouro acima do solo e há muito mais demanda de investidores em barras de ouro e por joias (uma forma de riqueza vestível). Ainda assim, os bancos centrais são, sem dúvida, os participantes mais experientes do mercado; e seus aumentos constantes nas posses de ouro são significativos.

As taxas de juro também desempenham um papel de apoio. Muitos dos movimentos direcionais nos preços do ouro nos últimos três anos foram vinculados a movimentos das taxas de juros. A correlação não é perfeita, mas é forte.

O rali nos preços do ouro no final de 2020 foi vinculado a uma queda nas taxas de juros (rendimento até o vencimento) na nota do Tesouro dos EUA de 10 anos de 1,930% em 19 de dezembro de 2019 para 0,508% em 31 de julho de 2020.

Da mesma forma, a queda nos preços do ouro após fevereiro de 2021 foi vinculada a um aumento nas taxas de juros da nota do Tesouro de 10 anos de 1,039% em 2 de janeiro de 2021 para 3,130% em 2 de maio de 2022. As taxas são de 3,44% a partir de hoje.

Mas acredito que as taxas de juros da nota do Tesouro de 10 anos cairão novamente e continuarão a cair à medida que o crescimento global enfraquecer. Essa é uma boa notícia para os investidores em ouro. As taxas de curto prazo subiram por causa da política do Fed, mas as taxas de longo prazo cairão porque os investidores veem que o Fed causará uma recessão. Isso se correlaciona com os preços mais altos do ouro.

Embora as condições de oferta / demanda do mercado sejam favoráveis para o ouro, e o ambiente geral da taxa de juros também seja favorável para o ouro, nenhum dos dois parece ter o poder necessário para empurrar o ouro de forma sustentável para além de US $ 2.000.

Qual é o problema?

O verdadeiro vento contrário para o ouro e a principal razão pela qual o ouro tem lutado para ganhar tração nos últimos três anos tem sido o dólar forte.

Afinal, o preço do ouro em dólar é realmente apenas o inverso da força do dólar. Um dólar mais fraco significa um preço mais alto em dólar para o ouro. Um dólar mais forte significa um preço mais baixo em dólares para o ouro.

Pode parecer paradoxal imaginar um dólar forte no meio de toda a inflação que temos visto. Mas esse é o caso.

O que é extraordinário nos últimos três anos não é que o ouro não tenha subido; é que o ouro se manteve em face de um dólar persistentemente forte. Então, isso leva à próxima pergunta:

O que tem estado por trás do dólar forte e o que poderia fazer com que o dólar de repente enfraquecesse e enviasse os preços do ouro para a estratosfera?

O dólar forte foi impulsionado por uma demanda por garantias denominadas em dólar, principalmente títulos do Tesouro dos EUA, necessários como garantia para apoiar a alavancagem nos balanços dos bancos e nas posições de derivativos de fundos de hedge.

Essa garantia de alta qualidade tem sido escassa. À medida que os bancos lutam por garantias escassas, eles precisam de dólares para pagar os títulos do Tesouro. Isso alimenta a demanda por dólar.

A disputa por garantias também fala de temores de uma crise bancária na esteira do colapso do SVB, crescimento econômico mais fraco, temores de inadimplência, diminuição da solvabilidade dos mutuários e medo de uma crise de liquidez global. Ainda não chegamos lá, mas estamos chegando perto sem alívio à vista.

À medida que o fraco crescimento se transforma em uma recessão global, um novo pânico financeiro estará no horizonte. Nesse ponto, o próprio dólar pode deixar de ser um refúgio seguro, especialmente dado o uso agressivo de sanções pelos EUA e o desejo de grandes economias como China, Rússia, Turquia e Índia de evitar o sistema do dólar americano, se possível.

Quando esse pânico atingir e o dólar não for mais considerado confiável, o mundo se voltará para o ouro.

A frustração com o movimento lateral dos preços do ouro é compreensível. Mas, por trás da cortina, uma nova crise de liquidez está se formando.

Os investidores devem considerar os preços de hoje um presente e talvez uma última chance de adquirir ouro a esses preços antes que a verdadeira corrida de refúgio seguro comece.

Mesmo acima de US $ 2.000, o ouro é tão barato agora, é praticamente um roubo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.

Pesquisar em
  • Mais opções...
Encontrar resultados que...
Encontrar resultados em...

Write what you are looking for and press enter or click the search icon to begin your search