Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]
Ir para conteúdo
Criar Novo...

Como o FED vai movimentar as ações dos EUA com o corte de taxa


Igor Pereira

Posts Recomendados

Se tudo correr como o mercado espera, o Federal Reserve está a menos de uma semana de cortar as taxas de juros pela primeira vez desde o início da pandemia de covid. Embora o movimento seja amplamente antecipado, seus efeitos provavelmente se desenrolarão nos mercados por algum tempo.

Com as pressões inflacionárias finalmente diminuindo de suas recentes máximas de 40 anos, os investidores esperam que o banco central reduza a taxa de fundos federais em pelo menos um quarto de ponto percentual da faixa atual de 5,25% a 5,50%. Mais recentemente, os investidores têm debatido a probabilidade de um corte de meio ponto. Isso seria um movimento mais agressivo do que os mercados esperavam há alguns meses. Um desconhecido maior é como esses cortes de taxa serão para os investidores.

Como As Ações Funcionam Quando o Fed Corta as Taxas?

A sabedoria convencional diz que as ações tendem a se sair bem após os cortes nas taxas de juros. O Fed reduz as taxas para estimular a economia, tornando os empréstimos mais baratos para empresas e consumidores, o que tende a ser construtivo para as ações. Isso certamente é verdade em parte do tempo. Mas os estrategistas dizem que os investidores que procuram um manual para um ciclo de flexibilização devem ter uma visão mais sutil. Isso é especialmente verdadeiro no ambiente incomum de hoje, que ainda está trabalhando para sair das distorções da era pandêmica e é dominado por estoques de tecnologia de alta velocidade. "Todo ciclo é diferente", diz Jeff Buchbinder, estrategista-chefe de ações da LPL Financial.

Os últimos quatro principais ciclos de corte de taxa mostram por que é difícil tirar conclusões abrangentes. O desempenho do mercado pode variar drasticamente no ano após o início de um novo ciclo de flexibilização. O Índice de mercado da Morningstar nos EUA subiu mais de 21% nos 12 meses seguintes ao início do o ciclo de flexibilização de 1995 da Fediratesà medida que a economia alcançou um raro pouso suave. Mas os retornos aumentaram mais de 10% quando o Fed começou a cortar as taxas em 2001, quando a bolha das pontocom estourou.

image.png

"Muitos investidores acham que há algum tipo de manual de redução de taxa do Fed", diz Denise Chisholm, diretora de estratégia quantitativa de mercado da Fidelity. "Mas ele realmente existe."

O Fed 'Por que' importa
Subjacentes aos anos extremamente diferentes estão diferentes fundamentos do mercado e atitudes do Fed. O mercado reagirá de forma diferente se perceber que o banco central está confiante e no controle –, projetando um pouso suave para a economia – versus se achar que o banco está sendo reacionário, cortando taxas em meio à ameaça de recessão.

Para entender como será o próximo ano, "você precisa pensar sobre por que o Fed está cortando as taxas", diz Lara Castleton, chefe de construção e estratégia de portfólio dos EUA na Janus Henderson Investors.

Somando-se ao desafio é um manual histórico limitado. Não há muitos casos que remontam à década de 1960, diz Chisholm, "então você tem muitos dados robustos para avaliar."

image.png

Aproximadamente metade do tempo, explica Chisholm, o Fed começou a flexibilizar a política porque sentiu que a economia estava caminhando para uma recessão. Nos outros casos, reduziu as taxas para recalibrar a política monetária (o que alguns chamam de "corte de manutenção"), e não em resposta a uma ameaça econômica.

Olhe para o Crescimento dos Lucros
As mudanças de taxa contam toda a história. Chisholm diz que os ganhos são um preditor mais confiável dos retornos futuros do mercado de ações. Quando o crescimento dos lucros é positivo e acelerado e as taxas estão caindo, "isso é positivo para o mercado nos próximos 12 meses", diz ela. De acordo com sua análise, quando isso acontece, o mercado de ações medido pelo S & P 500 retorna uma média de 14% ao longo desse tempo, em comparação com uma média de linha de base de 11% quando as taxas caem e apenas 7% quando o crescimento dos lucros cai junto com as taxas. Após a temporada de lucros do segundo trimestre, as empresas do Morningstar US Market Index tiveram um crescimento médio de mais de 10% nos lucros anuais.

Chisholm diz que um diferencial maior entre a meta de taxa de fundos federais e a taxa de inflação é outro bom indicador de fortes retornos do mercado. Taxas restritivas combinadas com menor sinal de inflação de que o Fed tem mais espaço para reduzir as taxas, se necessário, o que tende a ser construtivo para as ações. Existe atualmente uma diferença extraordinariamente grande entre a taxa de fundos federais e a taxa de inflação.

Prepare-se para a Volatilidade do Mercado
Como sempre, ninguém tem uma bola de cristal para os mercados. Mesmo em meio a dados encorajadores, as ações seguem em frente.

"À medida que o Fed inicia seu ciclo de corte, os mercados ainda vão se preocupar", diz Buchbinder. "A economia está desacelerando, e o Fed está cortando .. youroitve tem crescimento lento e inflação contida." Em meio a dois relatórios de empregos mais frios do que o esperado, os investidores estão lutando para saber se o banco central tem esperou muito tempo para cortar as taxas e abriu a porta para uma recessão.

Buchbinder acrescenta que grande parte da vantagem do próximo ciclo de corte de taxas já foi precificada no mercado de ações, que ganhou mais de 24% nos últimos 12 meses. "O mercado já se beneficiou de [cortes iminentes de taxas] e, portanto, novos ganhos podem ser limitados", diz ele. Mas, por outro lado, um verdadeiro pouso suave para a economia poderia apresentar ainda mais vantagem para as ações.

Vai ficar imediatamente claro qual cenário acontece. A Buchbinder espera que seja litigada no mercado nos próximos meses. "É por isso que você obtém volatilidade em torno desses pontos de inflexão e mudanças políticas", diz ele. "Eles apenas aumentam a incerteza."

Os Investidores Podem Preparar-se para Ambos os Resultados
Castleton sugere posição de investidores de ações para ambos os cenários à margem de suas participações principais. Embora um pouso suave ainda seja o caso básico para muitos analistas e economistas, a desaceleração dos dados do mercado de trabalho nos últimos dois meses enviou um sinal inegavelmente de baixa. "Israel é impossível dizer se o Fed era tarde demais, se weilitre vai ter um pouso duro ou um pouso suave", diz ela.

Ela sugere que os investidores olhem para ações defensivas e REITs, que são sensíveis à queda das taxas, como lastro para carteiras em caso de uma grande desaceleração econômica. Chisholm também vê oportunidades em setores sensíveis à taxa, como finanças e imóveis, que ela diz não ter preços totalmente no impacto dos cortes do Fed como eles costumam fazer. "Esses setores tiveram um desempenho abaixo do esperado no último ano", diz ela.

Castleton e Chisholm sugerem que os investidores considerem ações de menor capitalização, que têm lutado nos últimos anos, mas podem sair durante um pouso suave. Se a economia ainda é forte, "pequenos limites são uma das áreas que definitivamente superarão, mesmo que venham com maior volatilidade", explica Castleton.

Chisholm acrescenta que as avaliações também estão do lado dos investidores’, uma vez que as empresas de tecnologia de mega capitalização se tornaram mais caras este ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.

Pesquisar em
  • Mais opções...
Encontrar resultados que...
Encontrar resultados em...

Write what you are looking for and press enter or click the search icon to begin your search