Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]
Ir para conteúdo
Criar Novo...

Michelle W. Bowman Breves Observações sobre a Economia e Perspectiva dos Bancos

Posts Recomendados

Atualização sobre a Reunião Mais Recente do FOMC
Na nossa reunião do FOMC esta semana, os meus colegas e eu votámos para manter o intervalo de metas de taxa de fundos federais em 4-1/4 a 4‑1/2 por cento e para continuar a reduzir as participações de títulos do Federal Reserve. Apoiei esta acção porque, depois de recalibrar o nível da taxa de juro no final do ano passado para reflectir os progressos realizados desde 2023 na redução da inflação e no arrefecimento do mercado de trabalho, penso que a política está agora em bom lugar para posicionar o Comité para prestar mais atenção aos dados de inflação à medida que evolui.

Olhando para 2025, a meu ver, a actual orientação política oferece também a oportunidade de rever novos indicadores da actividade económica e de obter clareza sobre as políticas da administração e os seus efeitos na economia. Será muito importante ter um melhor senso das políticas reais e como elas serão implementadas, além de maior confiança sobre como a economia responderá.

Breves Observações sobre a Economia
A economia dos EUA permaneceu forte até o final do ano passado, com um sólido crescimento da atividade econômica e um mercado de trabalho perto do pleno emprego. A inflação central permanece elevada, mas minha expectativa é que ela se modere ainda mais este ano. Mesmo com essa perspectiva, continuo a ver riscos ascendentes para a inflação.

A taxa de inflação diminuiu significativamente em 2023, mas desacelerou visivelmente menos no ano passado. Sem ter visto os dados de Dezembro divulgados esta manhã, estimo que a medida de 12 meses das despesas de consumo pessoal básicas inflação—que exclui os preços dos alimentos e da energia—provavelmente permaneceu inalterada em 2.8 por cento em Dezembro, apenas ligeiramente abaixo da sua leitura de 3.0 por cento no final de 2023. O progresso tem sido lento e desigual desde a primavera do ano passado, principalmente devido a uma desaceleração nos declínios nos preços dos produtos básicos.

Depois de aumentar a um ritmo sólido, em média, nos três trimestres iniciais do ano passado, o produto interno bruto parece ter aumentado um pouco mais lentamente no quarto trimestre, refletindo uma grande queda no investimento em estoques, que é uma categoria volátil. Em contraste, as compras finais domésticas privadas, que fornecem um sinal melhor sobre o crescimento subjacente da atividade econômica, mantiveram seu forte impulso em relação ao início do ano, à medida que o consumo pessoal subiu robustamente novamente no quarto trimestre.

Algumas medidas do sentimento do consumidor parecem ter melhorado recentemente, mas ainda estão bem abaixo dos níveis pré-pandêmicos, provavelmente por causa dos preços mais altos. E como os aumentos dos preços da habitação, alimentos e energia superaram em muito a inflação geral desde a pandemia, as famílias de baixa renda experimentaram os impactos negativos da inflação mais difíceis, especialmente porque essas famílias têm opções limitadas para negociar bens e serviços de baixo custo.

Os ganhos de emprego na folha de pagamento se recuperaram fortemente em dezembro e tiveram uma média de cerca de 170.000 por mês no quarto trimestre, um ritmo que está um pouco acima da média dos ganhos nos dois trimestres anteriores. A taxa de desemprego recuou para 4,1 por cento em Dezembro e moveu-se para os lados desde Junho passado, permanecendo ligeiramente abaixo da minha estimativa de pleno emprego.

O mercado de trabalho parece ter se estabilizado no segundo semestre do ano passado, depois de ter se soltado de condições extremamente apertadas. O aumento da taxa de desemprego desde meados de 2023 refletiu em grande parte a contratação mais fraca, já que os candidatos a emprego que entram ou reentram na força de trabalho estão demorando mais para encontrar trabalho, enquanto as demissões permaneceram baixas. A relação entre as ofertas de emprego e os trabalhadores desempregados manteve-se próxima do nível pré-pandemia nos últimos meses, e ainda há mais empregos disponíveis do que os trabalhadores disponíveis. O mercado de trabalho não parece mais ser especialmente apertado, mas o crescimento salarial permanece um pouco acima do ritmo consistente com nossa meta de inflação.

Espero que a revisão dos dados trabalhistas do Bureau of Labor Statistics, que será lançada na próxima semana, capture com mais precisão a dinâmica em mudança da imigração e da criação líquida de negócios e traga mais clareza sobre o ritmo subjacente do crescimento do emprego. É crucial que os dados oficiais dos EUA capturem com precisão as mudanças estruturais nos mercados de trabalho em tempo real, como as dos últimos anos, para que possamos confiar mais nesses dados para a formulação de políticas monetárias e econômicas. Enquanto isso, dados os sinais econômicos conflitantes, os desafios de medição e as revisões significativas de dados, permaneço cauteloso em receber sinais de apenas um conjunto limitado de lançamentos de dados em tempo real.

Assumindo que a economia evolui como eu espero, eu acho que a inflação vai desacelerar ainda mais este ano. Seu progresso pode ser acidentado e desigual, e os próximos dados de inflação para o primeiro trimestre serão uma indicação importante de quão rapidamente isso acontecerá. Dito isto, continuo a ver maiores riscos para a estabilidade de preços, especialmente enquanto o mercado de trabalho permanece perto do pleno emprego.

Apesar da perspectiva de alguma redução nas tensões geopolíticas no Oriente Médio, Europa Oriental e Ásia, as cadeias globais de suprimentos continuam suscetíveis a interrupções, o que poderia resultar em efeitos inflacionários nos mercados de alimentos, energia e outras commodities. Além disso, a liberação da demanda reprimida após a eleição, especialmente com a melhoria do sentimento dos consumidores e das empresas, poderia levar a uma atividade econômica mais forte, o que poderia aumentar as pressões inflacionárias.

O Caminho a Seguir
À medida que entramos em uma nova fase no processo de mover a taxa de fundos federais para uma postura política mais neutra, eu preferiria que os ajustes futuros na taxa de política fossem graduais. Devemos ter tempo para avaliar cuidadosamente o progresso na consecução de nossas metas de inflação e emprego e considerar mudanças na taxa de política com base em como os dados evoluem.

Dada a actual orientação política, continuo preocupado com o facto de as condições financeiras mais fáceis no último ano terem contribuído para a falta de novos progressos em matéria de abrandamento da inflação. À luz da força contínua na economia e com os preços das ações substancialmente mais altos do que há um ano, parece improvável que o nível geral das taxas de juros e dos custos de empréstimos esteja exercendo uma restrição significativa.

Também estou acompanhando de perto o aumento dos rendimentos do Tesouro a longo prazo desde que começamos a recalibração de nossa postura política na reunião de setembro. Alguns interpretaram isso como um reflexo das preocupações dos investidores sobre a possibilidade de uma política mais apertada do que o esperado que pode ser necessária para lidar com as pressões inflacionárias. À luz destas considerações, continuo a preferir uma abordagem cautelosa e gradual para ajustar a política.

Ainda há mais trabalho a ser feito para aproximar a inflação da nossa meta de 2 por cento. Gostaria que os progressos na redução da inflação fossem retomados antes de procedermos a novos ajustamentos no intervalo de metas. Precisamos manter a inflação em foco enquanto o mercado de trabalho parece estar em equilíbrio e a taxa de desemprego continua a estar em níveis historicamente baixos. Na altura da nossa reunião de Março, teremos recebido dois relatórios sobre a inflação e dois relatórios sobre o emprego. Estou ansioso para rever os dados de inflação do primeiro trimestre, que, como observei anteriormente, serão fundamentais para entender o caminho da inflação daqui para frente. Espero que a inflação comece a diminuir novamente e que, no final do ano, seja menor do que está agora.

Olhando para o futuro, é importante notar que a política monetária não está em um curso pré-definido. Em cada reunião do FOMC, meus colegas e eu tomaremos nossas decisões com base nos dados recebidos e nas implicações e riscos para as perspectivas e guiados pelas metas de duplo mandato do Fed de emprego máximo e preços estáveis. Continuarei também a reunir-me com um vasto leque de contactos, à medida que avalio a adequação da nossa orientação de política monetária.

Alinhar a inflação à nossa meta de estabilidade de preços é essencial para sustentar um mercado de trabalho saudável e promover uma economia que funcione para todos a longo prazo.

Fonte: Federal Reserve

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.

Pesquisar em
  • Mais opções...
Encontrar resultados que...
Encontrar resultados em...

Write what you are looking for and press enter or click the search icon to begin your search