Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]
Ir para conteúdo
Criar Novo...

Trailing Stop e Break-even: Quando utilizar?

Igor Pereira

Posts Recomendados

Se você já tem algum tempo de mercado, certamente já sabe que não existe uma regra uníssona que se aplica em 100% das situações. Nada é tão simples (e felizmente também não é tão complexo a ponto de considerarmos impossível), e acredito que seja justamente isto que torna o mercado tão fascinante e democrático para os mais diferentes tipos de pessoas. Partindo deste princípio, vou apresentar a seguir o meu ponto de vista sobre a utilização de “ trailing stop” e “break-even”, e que talvez não faça sentido para traders que operam o mercado de uma forma diferente de mim (sou basicamente focado em curtíssimo prazo). Mas, antes disso, o que é Trailing Stop e o que é Break-even?

Trailing Stop nada mais é que “progredir” o seu stop loss conforme a sua operação se desenvolve favoravelmente, seja na compra ou na venda. Esta progressão precisa ser necessariamente na mesma direção da operação, e nunca o contrário. Aliás, no caso oposto, se um sujeito entra numa operação e começa a deslocar (aumentar) o stop loss para evitar uma saída com perda, na esperança do movimento reverter e se tornar positivo, o nome para isso é suicídio, não trailing stop. Lembra que o stop loss dói no ego, mas preserva o bolso!

O critério para definir o deslocamento do trailing stop pode variar de acordo com a criatividade do trader, por exemplo: em função de uma média móvel, mínima ou fechamento do candle anterior, ou simplesmente uma quantidade de ticks (ou porcentagem) em relação à máxima/mínima.Sobre este último critério, vou dar um exemplo: suponhamos que eu tenha comprado uma ação a 14,00 e estabelecido um trailing stop de 0,50. Isto significa que se a ação não subir a partir do momento que eu a comprei e acabar caindo até 13,50, meu stop loss será acionado, mas, por outro lado: se ela subir até 14,30, meu stop será de 0,50 para trás, ou seja, em 13,80; se a ação subir até 14,50, meu stop loss fica no ponto de entrada, ou seja, em 14,00; se a ação subir até 16,00, meu stop será em 15,50... e assim segue até que uma hora o stop seja acionado.

O trader pode, inclusive, optar por não ter um preço de saída e utilizar este método como único critério de saída da operação. Isto nada mais é do que uma tática dinâmica de gestão de risco, ideal para tirar proveito de movimentos tendenciais. A ideia surgiu para administrar posições em operações de longa duração, seguidoras de tendência e, neste contexto, é bastante comum um trader tomar vários stops pequenos (pequenas perdas e pequenos ganhos que se anulam) até “surfar” um grande movimento que compensaria as diversas operações pequenas. Porém, embora muitas pessoas tentem adaptar a técnica para o curto prazo, acredito que já esteja claro que esta tática não funciona muito bem para operações muito curtas, pois é mais difícil o mercado engatar uma tendência intradiária sem antes oscilar indefinidamente. Logo, o trailing stop para day tardings curtos amarga muitas perdas com as oscilações bruscas comparadas ao range de oscilação de uma única sessão. Por isso, para os day traders de plantão, é melhor utilizar outra técnica: break-even.

Break-even (com variações entre “break even” ou “break-even”) consiste em mover o stop loss para o ponto de entrada sempre que a operação se desenvolve favoravelmente e atinge um ponto pré-estabelecido, seja na compra ou na venda. Por exemplo, suponhamos que eu tenha comprado uma ação a 25,00 com objetivo em 30,00, stop loss em 23,50 e break-even em 27,00. Isto significa que se a operação avançar e atingir 27,00 eu movo o meu stop para o ponto de entrada, desta forma, na pior das hipóteses, saio no zero a zero. Não existe critério para definir o ponto de acionamento do break-even - pode ser na metade do caminho para o objetivo final da operação ou de acordo com um percentual/pontos/centavos pré-estabelecido. E ainda existem pequenas variações desta tática como: mover o stop loss para um preço ligeiramente melhor que o preço de entrada, para compensar os custos da operação; ou fazer uma realização parcial no preço em que o break-even é acionado. A ideia é não deixar que uma operação parcialmente vencedora se transforme em uma operação perdedora e este método se aplica muito bem tanto para operações mais longas (swing e position trading), como para day trading.

Para concluir, é comum também ouvirmos termos como “auto-trainling” ou “auto-break-even” que consistem basicamente na execução automatizada destas táticas – disponível em diversas plataformas de operação. Contudo, nenhuma destas duas técnicas se aplica com eficiência ao scalping trading (operações com o objetivo de buscar poucos pontos/centavos), pois os objetivos são pré-definidos e curtos demais para se considerar a movimentação de um stop loss durante a operação. Portanto, se você é um desses traders que almeja fazer operações curtíssimas utilizando Tape Reading (ou qualquer outra técnica), dificilmente vai conseguir encaixar estas táticas de gestão de risco na sua estratégia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.

Pesquisar em
  • Mais opções...
Encontrar resultados que...
Encontrar resultados em...

Write what you are looking for and press enter or click the search icon to begin your search