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Vendas no varejo, meta e ganhos: o que saber esta semana


Igor Pereira

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O consumidor dos EUA estará em foco esta semana, com o relatório mensal de vendas no varejo do Departamento de Comércio e os resultados de ganhos de dois dos maiores varejistas do país, todos disponíveis.


 


Espera-se que o relatório de terça-feira do Departamento de Comércio mostre que as vendas no varejo caíram em julho em comparação com junho, com os gastos do consumidor recuando à medida que as preocupações com a variante Delta aumentaram e os impactos dos cheques de estímulo emitidos pelo governo no início deste ano diminuíram. 


Os economistas de consenso esperam ver uma queda de 0,2% nas vendas no varejo no comparativo mensal após o ganho de 0,6% em junho. Essa seria a primeira queda mensal desde maio, embora ainda deixasse as vendas no varejo em alta em relação aos níveis pandêmicos do ano passado. As vendas no varejo aumentaram em quatro dos últimos seis meses, com aumentos notáveis ​​ocorrendo em janeiro e março, na esteira da distribuição de cheques de estímulo.


 


Embora a tendência subjacente nos gastos do consumidor esteja desacelerando, parte da queda esperada no relatório de vendas no varejo de julho também será técnica, apontaram alguns economistas. Ou seja, a Amazon ( AMZN ) - um dos maiores varejistas dos EUA - realizou sua extravagância anual de vendas do Prime Day um mês no início de junho, em vez de julho, puxando a pressa de gastos e criando uma comparação mais difícil com as vendas no varejo em comparação com o anterior ano. As vendas de comércio eletrônico - ou "vendas de varejistas fora da loja", como o Departamento de Comércio as rotula - cresceram 1,2% no total de junho em comparação com maio. 


 


"Uma das principais razões para a fraqueza de julho foi devido à desaceleração nas vendas de varejo online, que acreditamos se deve em grande parte ao momento das promoções do Prime Day deste ano", escreveu a economista do Bank of America, Michelle Meyer, em nota na sexta-feira. "Historicamente, o Prime Day é em meados de julho, mas este ano foi adiado para junho. Como os fatores sazonais são definidos com base em um ganho em julho, os dados serão ajustados para menos em uma base [ajustada sazonalmente] para gastos online."


 


Meyer também observa que o relatório de vendas no varejo do governo capta mais gastos do consumidor em bens do que em serviços e, portanto, provavelmente também minimizará os gastos que vêm ocorrendo nas indústrias de viagens e lazer à medida que a mobilidade do consumidor aumentou nos próximos meses. 


Mas com os casos de coronavírus aumentando à medida que a variante Delta se espalha, o caminho a seguir para os gastos do consumidor se tornou menos claro. Dados recentes mostrando uma rápida deterioração na confiança do consumidor têm sido os mais preocupantes nesta frente, sugerindo que a propensão dos consumidores a gastar pode estar diminuindo.


 


Na sexta-feira, o índice de manchetes na pesquisa preliminar de sentimento de agosto da Universidade de Michigan caiu para 70,2 - o nível mais baixo desde 2011, e um tique abaixo até mesmo de abril de 2020, a baixa da era pandêmica anterior de 71,8. O aumento da preocupação com o ritmo de recuperação econômica devido à variante Delta foi um dos principais impulsionadores da redução, de acordo com a instituição. 


 


A decepcionante impressão da opinião da Universidade de Michigan "sugere que a última onda de casos de vírus impulsionados pela variante Delta pode ser um obstáculo maior para a economia do que pensávamos", escreveu Andrew Hunter, economista sênior da Capital Economics dos Estados Unidos, em nota sexta-feira. 


 


“Com o estímulo fiscal bem passado e a alta dos preços começando a atingir a renda real, a queda na confiança é mais um motivo para esperar que o crescimento do consumo desacelere acentuadamente nos próximos meses”, acrescentou.


 


Um dos principais desafios para ambas as empresas será mostrar a Wall Street que elas ainda cresceram e mantiveram os clientes e o nível de vendas gerado durante a pandemia. O segundo trimestre do ano passado marcou o auge dos pedidos inativos nos EUA, colocando os resultados do segundo trimestre deste ano em comparação com comparações especialmente difíceis.


 


Em maio, antes que a variante Delta começasse a se espalhar amplamente nos Estados Unidos, o Walmart havia aumentado suas perspectivas para o segundo trimestre e para o ano inteiro, citando o ímpeto após um início de ano melhor do que o esperado. 


 


"O segundo trimestre começou um pouco melhor do que o inicialmente previsto, pois os gastos com estímulo [continuaram] a beneficiar certas categorias de mercadorias em geral, e esperamos que os ganhos de participação no mercado de alimentos continuem", disse o diretor financeiro do Walmart, Brett Biggs, durante a última teleconferência de resultados da empresa. A orientação atualizada na época presumia que o lucro por ação do segundo trimestre, excluindo desinvestimentos, aumentaria em "um dígito baixo" em comparação com o ano passado, e que as vendas nas mesmas lojas comparáveis ​​nos EUA, excluindo combustível, aumentariam por uma margem semelhante . 


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