Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]
Ir para conteúdo
Criar Novo...

Uma preocupação especial para os formuladores de políticas


Igor Pereira

Posts Recomendados

Depois que seu corretor de empréstimos disse não, ele procurou um financiamento alternativo, incluindo opções de cartão de crédito muito mais caras, sabendo que esses empréstimos o deixariam com menos dinheiro para comida e poupança.


 


Uma onda de dívidas alimentada por jovens coreanos como Park desesperados para investir é uma das tendências que preocupam o banco central do país, que pode apresentar na quinta-feira sua primeira alta de juros em três anos.


 


“É extremamente injusto que eles estejam cortando os limites de empréstimo agora. Minha classificação de crédito é perfeita e estou pronto para pagar mais juros se as taxas de apólice subirem ”, disse Park, que afirma nunca ter atrasado suas contas desde que começou a trabalhar, cinco anos atrás. “Então, por que cortar empréstimos? Estou em um país socialista? ”


 


Uma preocupação especial para os formuladores de políticas é o fato de que as restrições recentes parecem ter tido pouco impacto imediato sobre esses empréstimos.


 


Os empréstimos bancários às famílias para hipotecas, ações e despesas de subsistência aumentaram 168,6 trilhões de won em relação ao ano anterior para um recorde de 1.805,9 trilhões de won (US $ 1,54 trilhão) no trimestre de junho, aproximadamente o equivalente ao PIB do país e o maior aumento anual desde o início do banco central liberando dados relevantes em 2003.


 


Mesmo depois que o governo impôs novos limites aos empréstimos bancários em julho, os empréstimos às famílias cresceram 9,7 trilhões de won apenas no mês passado, maior do que o aumento de 6,3 trilhões de won de junho antes das novas regras entrarem em vigor.


 


Muitos millennials como Park recorreram ao “bittoo”, gíria coreana para emprestar para investir, como a única maneira de superar os pais baby boomers mais ricos, tendo visto as políticas do presidente Moon Jae-in para tornar a habitação mais barata falharem repetidas vezes.


 



 


Park sacou 120 milhões de won ($ 102.263,43) de sua conta de cheque especial para negociar ações, mas sua frustração por ter sido cotado em um dos mercados imobiliários mais quentes do mundo se transformou em desespero.


 



TEMPOS DESESPERADOS

Analistas dizem que o aumento da dívida não mostra sinais de desaceleração, mesmo depois que as taxas de empréstimos locais iniciaram sua trajetória de alta algumas semanas atrás e os legisladores sinalizaram taxas mais altas.


 


Os riscos entre os jovens coreanos vêm crescendo há algum tempo.


 


Aqueles com menos de 40 anos compraram 272.638 apartamentos em 2020, um salto de quase 77% em relação ao ano anterior, superando os aumentos de 64% e 63% vistos, respectivamente, na faixa dos 40 e 50 anos.


 


Os que estão na casa dos 30 anos estão fortemente expostos como os mais endividados em relação à sua renda, com o total de empréstimos chegando a cerca de 270% de sua renda anual, mostram os dados do banco central.


 


Corretores de empréstimos dizem que mais clientes estão se voltando para credores de alto custo, o que acabará piorando as finanças das famílias e afetando o consumo privado, que responde por cerca de metade da economia.


 



 


“À medida que os bancos cortam os empréstimos, aqueles que precisam de dinheiro buscarão outras maneiras”, disse Kong Dong-rak, economista da Daishin Securities. “Alguns irão para seus pais e, em seguida, para credores de alto custo para contornar as restrições e acabar com riscos maiores.”


 


Tendo falhado em esfriar a especulação imobiliária após dezenas de restrições de impostos e empréstimos, o governo no mês passado implorou ao público que parasse com sua farra de dívidas.


 


Em julho, a Comissão de Serviços Financeiros (FSC) apertou ainda mais o montante máximo de empréstimos bancários que os indivíduos podem tomar em relação a suas rendas para 40%, e prometeu apertar ainda mais os limites, já que a dívida ameaçava a estabilidade financeira.


 


Os bancos locais estão visivelmente cortando empréstimos.


 


O Nonghyup Bank, popular entre a classe trabalhadora e os fazendeiros, suspendeu na semana passada os empréstimos hipotecários e para depósitos de aluguel. O Woori Bank também disse que parou de aprovar empréstimos hipotecários até o final de setembro, enquanto o Kakao Bank está entre os que estão considerando reduzir os empréstimos, disseram os bancos à Reuters.


 


Tudo o que parece ter feito foi direcionar os tomadores de empréstimos a financiadores de custos mais elevados, não sujeitos às mesmas restrições.


 


“Muitos dos meus clientes com classificação de crédito superior estão optando por empréstimos com cartão de crédito porque eu tive que recusá-los”, disse um corretor de empréstimos que concordou em ser identificado apenas por seu sobrenome Lee no Standard Chartered Bank Korea.


 



 


Em julho, o governador do Banco da Coreia, Lee Ju-yeol, disse que a maior parte do conselho do banco concordou que era hora de priorizar os desequilíbrios financeiros e que o ajuste das políticas poderia ajudar a conter as apostas no mercado imobiliário.


 


Na semana passada, o novo chefe do FSC Koh Seung-beom prometeu agir e disse que a gestão da dívida das famílias era sua principal prioridade.


 


Para Park, é irônico que os padrões mais rígidos de empréstimos estejam tornando as coisas menos acessíveis.


 


“Quero pedir mais porque tudo subiu, sejam aluguéis, ações, mas meu salário não. Não entendo por que o governo não entende isso. ”


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.

Pesquisar em
  • Mais opções...
Encontrar resultados que...
Encontrar resultados em...

Write what you are looking for and press enter or click the search icon to begin your search