Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]
Ir para conteúdo
Criar Novo...

Os economistas há muito atribuem a queda nas taxas de juros


Igor Pereira

Posts Recomendados

Os economistas há muito atribuem a queda nas taxas de juros dos EUA principalmente ao envelhecimento da população do país, com outros fatores, como crescimento mais lento, também desempenhando um papel.


 


Mas um aumento constante na desigualdade de renda pode ser a maior força que impulsiona as taxas para baixo, de acordo com um novo artigo divulgado na sexta-feira durante a conferência anual de pesquisa de Jackson Hole realizada virtualmente pelo Federal Reserve de Kansas City.


 


A pesquisa enfoca a taxa neutra, ou a taxa de juros de longo prazo na qual o Fed não estimula a economia nem a desacelera. Essa taxa, conhecida como “estrela R”, tende a cair quando a poupança aumenta.


 



 


A teoria geral que os economistas costumam citar diz que, à medida que os baby boomers envelheciam, uma grande parte da população entrava nos anos de maior renda de sua carreira - durante os quais normalmente economizariam mais. Mas o aumento da desigualdade de renda pode estar fazendo mais para aumentar a poupança, de acordo com os pesquisadores Atif Mian da Universidade de Princeton, Ludwig Straub da Universidade de Harvard e Amir Sufi da Booth School of Business da Universidade de Chicago.


 


O resultado final é que as famílias de renda mais alta tendem a economizar mais do que as de renda mais baixa, observam os pesquisadores. E a parcela da renda que vai para os 10% mais ricos das famílias tem aumentado de forma constante desde os anos 1980, “correspondendo quase exatamente ao padrão de queda” na taxa neutra, diz o jornal.


 


Por exemplo, quando as pessoas nascidas entre 1925 e 1934 atingiram as idades de 45 a 54 anos, os 10% mais ricos do grupo receberam 33% da renda total recebida por aquela coorte. Quando as pessoas nascidas entre 1965 e 1974 atingiram essa faixa etária, considerada os anos de maior renda, os 10% mais ricos ganhavam 47% da renda total.


 



 


Os padrões causados ​​por mudanças demográficas não são tão fortemente correlacionados com o declínio na taxa neutra, dizem os pesquisadores.


 


Por exemplo, a parcela da renda destinada a pessoas com idades entre 45 e 64 anos aumentou da década de 1990 até 2010, à medida que mais baby boomers ingressaram nessa faixa etária. Mas começou a cair em 2010, quando os boomers começaram a se aposentar. Enquanto isso, a taxa neutra caiu durante a maior parte desse tempo, disseram os pesquisadores.


 


As autoridades do Fed estão lutando para descobrir as melhores maneiras de adaptar a política monetária a um mundo com taxas de juros baixas. Há poucos indícios de que a desigualdade diminuirá no futuro próximo, escreveram os pesquisadores. Se estiverem corretos, as taxas podem ser baixas por um tempo.


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso.

Pesquisar em
  • Mais opções...
Encontrar resultados que...
Encontrar resultados em...

Write what you are looking for and press enter or click the search icon to begin your search