ANALISTA Igor Pereira Postado 13 horas atrás ANALISTA Denunciar Share Postado 13 horas atrás Existe um movimento colossal se formando nos bastidores da economia global que a maioria dos investidores de varejo está ignorando. Enquanto as manchetes focam no ruído diário, o Banco do Japão (BOJ) está prestes a iniciar uma operação que pode drenar a liquidez dos mercados globais. Por Igor Pereira | Analista de Mercado Financeiro & Membro Junior WallStreet NYSE Não estamos falando de algo para daqui a 5 ou 10 anos. O gatilho será apertado já no próximo mês. Como analista, é meu dever traduzir o que isso significa para o seu portfólio — seja ele de ações, ouro ou criptomoedas. Durante anos, o Banco do Japão atuou como um comprador voraz no mercado de ações, utilizando ETFs (fundos de índice) para sustentar artificialmente a economia e os preços dos ativos. Eles não compraram pouco. Eles compraram muito. Hoje, o BOJ está sentado em uma montanha de ¥83 trilhões em ações. Isso equivale a aproximadamente US$ 534 bilhões. Agora, chegamos à parte desconfortável: A fase de saída. Pela primeira vez em décadas, o BOJ planeja começar a vender essas posições de volta ao mercado. Isso cria uma fonte constante de oferta (venda) no mercado. Mês após mês, haverá um vendedor gigantesco despejando papéis, independentemente do sentimento do investidor. E lembre-se: não estamos falando de um fundo de hedge que pode mudar de ideia. Estamos falando de um Banco Central. Muitos traders me perguntam: "Igor, por que eu deveria me preocupar com o Japão se opero S&P500 ou Bitcoin?" A resposta está na liquidez e no fluxo de capitais. O Japão é um dos maiores credores do mundo. Instituições japonesas possuem quantidades massivas de ativos estrangeiros, incluindo ações dos EUA e títulos do tesouro. Quando um dos maiores Bancos Centrais do mundo começa a retirar estímulos e vender ativos (reduzindo seu balanço), a liquidez global seca. Repatriação de Capital: Se a volatilidade aumentar ou os rendimentos no Japão subirem, o capital japonês tende a sair dos EUA e da Europa e voltar para casa. Aversão ao Risco: O mercado odeia incerteza. A simples presença desse vendedor massivo deixa os grandes players institucionais defensivos. O Impacto nas Criptomoedas e Ativos de Risco Você pode esperar que o mercado de criptomoedas sinta o golpe no curto prazo. Criptoativos e ações de tecnologia (Growth) são altamente sensíveis à liquidez global. Quando a "torneira" do dinheiro fácil começa a fechar no Japão, a correlação entre ações e cripto tende a aumentar, puxando ambos para baixo em momentos de estresse. Não se trata necessariamente de um crash instantâneo amanhã, mas de uma pressão de venda estrutural e silenciosa. É como nadar contra a correnteza: os ralis de alta tornam-se mais difíceis de sustentar e as quedas, mais acentuadas. Eu fui um dos poucos a alertar sobre as últimas correções dias antes de acontecerem, e os sinais técnicos (Wyckoff) estão começando a mostrar distribuição institucional. Estou finalizando uma análise detalhada sobre quais ações e setores estão mais expostos a esse movimento do BOJ. Se você está posicionado em Ações, XAU/USD ou Cripto, precisa saber onde estão os riscos. Evandro reagiu a isto 1 1 Perfeito! Obrigado! Amei! Haha Confuso :/ Vixi! Wow! Gostei! × 💬 Gostou do conteúdo? Sua avaliação é muito importante! Gostei! Perfeito! Obrigado! Amei! Haha Confuso :/ Vixi! Wow! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da Conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.